O Ministério da Saúde iniciou, neste domingo (17), a organização do processo que distribui a vacina contra a Covid-19 pelo Brasil. Na manhã desta segunda-feira (18), o ministro Eduardo Pazuello informou que os estados podem iniciar a vacinação através do recebimento das vacinas.
Um ato que marca o início da distribuição acontece nesta segunda-feira. O secretário da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, acompanha a cerimônia no local – em Guarulhos (SP). As doses estão, atualmente, no Departamento de Logística em Saúde (DLOG), em São Paulo. Seis milhões de doses serão distribuídas entre os estados e o Distrito Federal, conforme informou o Ministério da Saúde.
“Nesta segunda-feira, às 7h, a distribuição das vacinas irá para todos os estados brasileiros, para que cada governo possa dar início ao plano de vacinação. O DLOG vai fracionar, agora, as quantidades corretas para cada estado. A Força Aérea Brasileira vai fazer a entrega nos pontos focais. A partir daí, os estados fazem a distribuição local”, explicou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em coletiva de imprensa na tarde deste domingo (17), no Rio de Janeiro.
Distribuição
A logística de distribuição das vacinas será realizada por aviões e caminhões. Compõem a estrutura uma frota de compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas. O Ministério informou que a aquisição de mais 50 veículos está prevista até o fim de janeiro. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.
O Ministério da Saúde terá o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass, para transporte gratuito da vacina Covid-19 aos estados que necessitam do transporte aéreo para a chegada das doses.
A distribuição das vacinas aos estados será feita pelo Governo Federal, Cabe aos governos estaduais distribuírem as doses aos municípios junto com o Ministério da Defesa.