Na quarta-feira (31), quando a guarnição policial militar realizava policiamento motorizado, foi informado pelo Copom de que na sede da 5ª Companhia se encontrava um homem de 19 anos, afirmando ter sido vítima de estelionato.
Em conversa com a vítima, o mesmo informou que às 12h22min do dia 31/03/2021, recebeu uma mensagem pelo aplicativo whatsapp, de um suposto número da Caixa Econômica Federal, alegando que era de um setor de segurança do sistema da caixa econômica. O mesmo informava que a conta tinha sido alvo de um golpe e por isso precisava dos dados para cancelar a transação bancária.
O suposto funcionário já sabia a conta e a senha da vítima, sendo que então pediu que repassasse a assinatura eletrônica, sendo repassado pela vítima. Após esse fato, não houve mais conversa pelo Whatsapp.
Porém, por meio do internet banking, a vítima percebeu que o valor de R$1.700,00 que estava depositado foi transferido para a uma determinada conta, em nome de uma pessoa que será investigada pela Policia Civil.
Além disso, a conta da vítima foi utilizada para fazer um “CDC” no valor de R$ 2.800,00, o qual foi transferido em seguida por meio de PIX para uma segunda pessoa, que também fara parte das investigações.
A vítima até tentou bloquear transferência e o pix, mas a vítima não conseguiu. A Polícia Militar lavrou o respectivo Boletim de Ocorrência Policial e orientou a vítima sobre o direito de realizar a representação do crime de estelionato em uma delegacia de polícia civil para que as investigações se realizem.