Campanha nacional de vacinação contra aftosa segue em todo Brasil
A primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2022 iniciou no dia 1º de maio. A expectativa é imunizar cerca de 107 milhões de animais em todo o país.
Estão sendo vacinados nessa etapa bovinos e bubalinos de todas as idades, conforme o calendário nacional de vacinação.
O produtor deve fazer a declaração da vacinação do seu rebanho à defesa sanitária animal do seu estado. O processo é simples e pode ser feito online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.
Em caso de dúvidas o produtor deve buscar orientação junto aos órgãos de defesa sanitária animal de seu estado.
A suspenção deve ocorrer a partir de novembro de 2022, quando encerrar a última etapa da imunização. A medida do Ministério da Agricultura deve abranger os estados do Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal.
A suspenção ocorre porque esses estados fazem parte do projeto de ampliação de zonas livres de febre aftosa no país. A meta brasileira é se tonar completamente livre da doença sem vacinação até 2026.
A ação significa que 50% do rebanho total do Brasil deixará de ser vacinado, em números específicos aproximadamente 113 milhões de bovinos e bubalinos.
O Estado de Santa Catarina comemora 15 anos como única área livre de febre aftosa sem vacinação do Brasil. O status sanitário tem sido importante para que o estado se tornasse o maior produtor e exportador de carne suína de todo o país, além de abrir as portas para os mercados mais exigentes e competitivos do mundo.