NO AR

REDE TVSUL

redetvsul.com

Brasil

Apenas metade dos brasileiros usam cinto de segurança no banco de trás do carro

Pesquisa Nacional de Saúde mostra que no Paraná o cinto é utilizado por 74,4% dos entrevistados

Publicada em 17/05/22 às 08:24h - 153 visualizações

por RBJ


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: RBJ)

O uso do cinto de segurança no banco de trás do carro ainda é pouco utilizado no estado Paraná, segundo Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados da última pesquisa realizada em 2019 mostram que no Paraná 74,4% dos entrevistados têm por hábito fazer o uso do cinto quando está no banco de trás, enquanto no Brasil o número é de 54,6%.

Entre as capitais, Florianópolis-SC tem o menor percentual com 55,1% das pessoas ouvidas afirmando que utilizam o dispositivo de segurança.

A principal alegação é que as pessoas deixam de usar o cinto em trajetos mais curtos ou sentem-se mais protegidas no banco de trás. Essa falsa sensação é responsável pela maioria das vítimas de acidentes automobilísticos já que o passageiro acaba sendo arremessado para frente em direção do para-brisa ou até para fora do carro no caso de colisões laterais.

O Código de Trânsito Brasileiro prevê a ausência do cinto no banco de trás como infração grave, e no caso de taxistas ou motoristas de aplicativos é possível que o condutor recuse a viagem caso o passageiro se recuse a utilizar o cinto.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Anuncie conosco

Visitas: 849824
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2025 - REDE TVSUL - Rua Pedro Álvares Cabral nº 160 Sl 401 Centro - São Lourenço do Oeste SC