(49)99836-9013

NO AR

TVSUL

redetvsul.com

Brasil

Rishi Sunak será o próximo premiê do Reino Unido

Publicada em 24/10/22 às 11:34h - 47 visualizações

por TVSUL/CNN BRASIL


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: TVSUL)

Ex-chanceler do Tesouro britânico será primeira pessoa não branca a liderar governo britânico; sua única adversária, Penny Mordaunt, retirou candidatura da disputa pela liderança do Partido Conservador

O ex-chanceler do Tesouro britânico, Rishi Sunak, será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido.

Ele foi nomeado líder do Partido Conservador, nesta segunda-feira (24), após sua principal adversária, Penny Mordaunt, retirar a candidatura pela liderança do Partido Conservador enquanto batalhava para angariar o apoio mínimo de 100 parlamentares conservadores.

O Comitê de 1922, grupo de parlamentares conservadores responsável pelo processo de escolha da liderança, anunciou que Sunak fará um discurso ao Parlamento às 10h30, horário de Brasília.

Antes de assumir de fato como primeiro-ministro, Sunak ainda deverá se encontrar com o monarca britânico Charles III, mas ainda não há previsão oficial para o encontro.

Sete semanas atrás, parecia que estava tudo acabado para Rishi Sunak. Após apostar alto, rompendo com Boris Johnson e se candidatando pela liderança do partido, ele perdeu a disputa para Liz Truss e se recolheu para a bancada do Parlamento britânico.

Em um sinal da imprevisibilidade que impera atualmente na política britânica, ele agora assumirá o governo com o apoio de mais da metade dos legisladores conservadores, conforme informou a PA Media nesta segunda (24).

Ele assumirá o cargo após a renúncia da premiê Liz Truss – a líder conservadora com o mais breve mandato na história do Reino Unido.

Quem é Rishi Sunak

Sunak se tornará a primeira pessoa não branca a liderar o Reino Unido – e aos 42 anos, também a pessoa mais jovem a assumir o cargo em mais de 200 anos.

Sunak, cujos pais vieram da África Oriental para o Reino Unido na década de 1960, é descendente de indianos. Seu pai era um médico local, enquanto sua mãe administrava uma farmácia no Sul da Inglaterra, algo que Sunak diz que deu a ele seu desejo de servir ao público.

Ele tem experiência no combate à crise econômica, tendo guiado o Reino Unido na pandemia de Covid-19 e se posicionado como o candidato das “finanças sólidas”.

Mas Sunak enfrentou críticas por ser elitista, tendo estudado nas exclusivas universidades Winchester College, Oxford e Stanford. Ele é conhecido por seu gosto caro pela moda e trabalhou para bancos e fundos de hedge, incluindo Goldman Sachs.

Sunak também foi examinado sobre os acordos fiscais de sua esposa Akshata Murty, filha de um bilionário indiano.

No início deste ano, Sunak e Murty apareceram na lista de ricos do Sunday Times das 250 pessoas mais ricas do Reino Unido. O jornal estimou seu patrimônio líquido conjunto em £ 730 milhões (US$ 826 milhões).

Mordaunt diz que Sunak tem seu “total apoio” ao se retirar da corrida

Em uma declaração publicada em seu Twitter oficial, a parlamentar Penny Mordaunt, que era a única adversária de Sunak na corrida pela liderança do Partido Conservador, anunciou que desistiria da candidatura.

“Como resultado, agora escolhemos nosso próximo primeiro-ministro. Esta decisão é histórica e mostra, mais uma vez, a diversidade e o talento do nosso partido. Rishi tem todo o meu apoio”, disse Mordaunt.

“Estou orgulhosa da campanha que realizamos e grata a todos aqueles, em todos os lados do nosso partido, que me apoiaram. Todos devemos ao país, uns aos outros e a Rishi nos unir e trabalhar juntos pelo bem da nação. Há muito trabalho a ser feito”, concluiu.

* Publicado por Léo Lopes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Anuncie conosco

Visitas: 468242
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2023 - TVSUL - comercial@redetvsul.com