O Paraguai vive um boom na procura por autorizações de residência, e os brasileiros estão no topo da lista de estrangeiros interessados em viver ou investir no país. Segundo a Direção Nacional de Migração, o escritório regional de Ciudad del Este ultrapassou nesta semana a marca de 10 mil solicitações de residência apenas em 2025 — três vezes mais do que no mesmo período do ano passado.
De acordo com Cornelio Melgarejo, chefe do Escritório de Admissões de Imigração, o ritmo atual é de cerca de 300 atendimentos por dia, o que equivale a 40 solicitações por hora. “Este é um recorde histórico em nível regional. A entrada de estrangeiros em 2025 não apenas dobrou, mas triplicou”, destacou.
O perfil dos solicitantes também mudou. Além de estudantes, agora empresários e investidores — principalmente do Brasil — buscam se estabelecer legalmente no Paraguai, aproveitando a proximidade com o Brasil, o ambiente de negócios simplificado e as oportunidades comerciais da Tríplice Fronteira.
Com a chegada de mais estrangeiros, a demanda por serviços na imigração cresceu. O órgão solicitou reforço de pessoal e recebeu 15 novos policiais, que atuam em turnos rotativos. “Durante os meses de novembro a fevereiro, o movimento aumenta muito, principalmente por causa da Black Friday e das férias”, explicou Melgarejo.
O escritório de Ciudad del Este funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h30, atendendo estrangeiros a cada minuto e meio em média. O reforço deve continuar até o fim do verão, quando o fluxo de brasileiros tende a se intensificar ainda mais.





