

O frio intenso que atinge o Sul do Brasil desde a noite de segunda-feira, dia 23, tem congelado o ambiente. Santa Catarina registrou inclusive a menor temperatura do ano na madrugada desta terça-feira, dia 24, com -8,1ºC em Urupema, na Serra.
Diante das mínimas negativas, um fenômeno comum é a geada, que consiste na formação de uma camada de gelo sobre superfícies expostas, como plantas e objetos, devido ao congelamento do orvalho ou vapor de água presente na atmosfera.
Nesse contexto, as baixas temperaturas também podem causar a chamada “geada negra”, que acontece quando há o congelamento da seiva da planta, geralmente em condições de muito vento e umidade baixa. O congelamento interno deixa a planta com um aspecto escuro, de necrose, e leva-a à morte.
"A geada negra é um fenômeno extremamente severo, principalmente para a agricultura. Ela se forma em noites de vento moderado ou forte, combinado com a entrada de uma massa de ar muito frio”, explica o meteorologista Flávio Varone, da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, em uma reportagem publicada pelo g1.