O comandante do Corpo de Corpo de Bombeiros Voluntários de Irani, Sandro Alves Pereira, percorreu mais de mil quilômetros de bicicleta entre os dias 9 e 15 de janeiro, passando por diversas regiões dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Durante os seis dias na estrada, ele disse que enfrentou desafios extremos e precisou de determinação e resiliência. Além de superar os limites pessoais, a jornada serviu para conhecer os Cânions de Cambará do Sul (RS), um dos maiores do mundo, e uma oportunidade para demonstrar a mentalidade de superação que aplica como comandante e instrutor.
“Como bombeiro, é essencial gerenciar recursos, tempo, e lidar com situações de escassez. Essa jornada foi a materialização desses princípios”, disse.
Segundo o comandante, a travessia não foi fácil, com frio intenso, calor, chuva e noites curtas para vencer o trajeto. Sandro dormiu apenas três vezes, por cerca de duas horas cada, em locais improvisados como postos de combustível, uma canaleta de água na rodovia e até a base do Samu.
Ele disse que a escolha de não usar hotéis foi proposital, tornando o desafio ainda mais marcante. “Em nenhum momento pensei em desistir. Mesmo com fome, sede e frio, mantive a mentalidade de que iria conseguir”.
Durante o percurso, recebeu apoio de diversas pessoas que enviaram mensagens de incentivo e ofereceram ajuda com água, comida e locais para descanso.
“Sou imensamente grato a todos que contribuíram durante essa jornada. Eu estava determinado a cumprir a missão e superar todos os desafios”, acrescentou.
O comandante aproveita o feito para reforçar que a coragem, dedicação e perseverança não apenas transformam vidas, mas também deixam um legado para a comunidade.
“Quero instigar, provocar e inspirar jovens e outras pessoas a se desafiarem em qualquer área, acreditando que é possível superar dificuldades. Quando canalizamos energia, temos um pensamento convicto e acreditamos em nós mesmos, a superação acontece. O ponto inicial é sempre acreditar em si mesmo”.