O Real Madrid aproveitou a temporada passada, quando os torcedores ficaram afastados dos estádios, para avançar na primeira fase de reforma do Santiago Bernabéu. Mas o estádio ainda se transformará muito nos próximos anos. É o que mostram as novas imagens do projeto, divulgadas pelo clube merengue nesta quinta-feira.
No vídeo, o clube exibe o moderno sistema para a mobilidade do gramado retrátil. O campo utilizado nos jogos do time, de grama natural, será dividido em enormes placas horizontais, que serão guardadas uma sobre a outra em um depósito subterrâneo. Então, o estádio poderá dar lugar a um campo artificial ou qualquer outro tipo de piso.
O sistema permitirá que o novo Bernabéu possa ser usado constantemente para diversos tipos de eventos: desde grandes shows, passando por feiras e conferências e partidas de outros esportes, como basquete e futebol americano. Ao fim do evento, basta acionar o sistema para que o gramado retorne ao lugar e receba os jogos do Real Madrid.
Iniciada em 2019, a reforma do Santiago Bernabéu começou com a parte estrutural do estádio e tem prazo de conclusão para 2023, com custo estimado em 575 milhões de euros, que serão pagos ao longo de 25 anos. Porém, a imprensa espanhola já indica a possibilidade de as obras terem custo ainda mais elevado.