(49)999267591

NO AR

REDE TVSUL

redetvsul.com

Geral

Carteira de identidade passa a ter CPF como número único em Santa Catarina

Publicada em 25/10/21 às 16:58h - 104 visualizações

por REDE TVSUL/Tivi Net


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Agência Brasil)
A carteira de identidade passará a ter o CPF como número único em Santa Catarina e tem como intuito diminuir a quantidade de documentos de identificação. A mudança deve ocorrer a partir do dia 03 de novembro e para melhor atender o público, o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGPSC) informou que no período de 25 a 29 de outubro o agendamento de horários no site para atendimento presencial estará bloqueado (confira abaixo).

Santa Catarina será o primeiro Estado a colocar o modelo em prática e com essa mudança, o dado de RG deixa de ser usado dentro do projeto do Instituto Geral de Perícias (IGP). Desde de 2018, o departamento estudava a alteração, que se confirmou em julho de 2021 e será posta em prática agora.

Segundo o IGPSC, cada Estado do país tem sua numeração própria para a Carteira de Identidade, condição que abre muitos precedentes para fraudes e crimes de estelionato. A adoção do CPF como número único nacional garante um sistema interligado em nível federal, ou seja, todos os estados estarão conectados em uma cadeia de banco de dados.

A alteração não deve invalidar outros documentos de identificação.

Suspensão de atendimento: 

O diretor de Identificação, perito criminal Fernando Souza, explica que a suspensão no atendimento é necessária para capacitação das equipes na emissão do documento com a nova rotina, além de ser crucial para o encerramento da fila de produção dos últimos documentos com o formato atual e, por fim, para a efetiva virada de chave do sistema. 

“A data do lançamento do novo RG com número único foi escolhida para tentar minimizar os impactos da suspensão dos atendimentos sobre os cidadãos, já que teremos uma semana curta por conta do ponto facultativo do dia 01/11 e do feriado no dia 02/11. Dessa forma, para realizar a transição do sistema atual para a plataforma do novo RG será necessário bloquear apenas os agendamentos para atendimento presencial nos dias 3,4 e 5 de novembro. Quem entrar no site no período de 25 a 29 de outubro para agendar horário de atendimento não vai conseguir”, conclui.

Os postos de atendimento só estarão disponíveis para os cidadãos que necessitem buscar seu documento de identidade.

A partir do dia 01 de novembro o sistema de agendamentos no site do IGPSC já estará liberado ao público. 

Os atendimentos presenciais para requerer novas carteiras de identidade em Santa Catarina retornarão ao normal a partir do dia 08 de novembro e, a partir desta data, todos os documentos de identificação emitidos em Santa Catarina passarão a ter o número do CPF como chave única.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Anuncie conosco

49-99836-9013

Visitas: 646361
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2024 - REDE TVSUL - tvsulled@gmail.com