O homem mais alto do Brasil, Joelison Fernandes da Silva, de 36 anos e 2,37 de altura, está com cirurgia marcada para amputar parte da perna devido a uma infecção. Ninão, como é chamado, foi reconhecido duas vezes como o homem mais alto do país. A cirurgia está marcada para esta sexta-feira, dia 3.
O homem foi diagnosticado com osteomielite no osso do pé. Morador de Assunção, no sertão da Paraíba, desde que contraiu a infecção, ele usa apenas cadeira de rodas e está impedido de realizar diversas atividades.
A osteomielite é uma infecção no osso causada por bactérias, microbactérias ou fungos, que podem se manifestar em qualquer osso do corpo e em qualquer fase da vida, sendo mais comum na infância e na velhice.
O tratamento pode ser feito com antibióticos e limpeza cirúrgica, mas, após exames feitos em 2020, foi descoberto que, no caso de Joelison, a amputação seria a melhor forma de evitar que a infecção se espalhasse pelo resto do corpo.
Após a cirurgia, Ninão pretende colocar uma prótese personalizada, que será paga por meio de fundos arrecadados por meio de uma vaquinha online, que teve mais de 2,4 mil contribuintes.