(49)99836-9013

NO AR

TVSUL

redetvsul.com

Geral

Ponte da Integração é submetida a teste de carga – veja as imagens

Publicada em 30/11/22 às 15:37h - 19 visualizações

por TVSUL/H2FOZ


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Veículos trafegaram com diferentes velocidades pelo alto da ponte. Imagem: Gentileza/Itaipu Binacional)

Seis caminhões, com 27 toneladas cada, foram usados para avaliar a capacidade da via.

Restando apenas 3% do cronograma para a conclusão, a Ponte da Integração Brasil–Paraguai passou, nessa terça-feira (29), pela etapa mais importante de avaliação da segurança da estrutura: o teste de carga dinâmica, executado com o uso de seis caminhões, com 27 toneladas cada, concentrados em um espaço reduzido.

Com obra da Perimetral Leste, região de Três Lagoas perderá a última lagoa

O procedimento foi acompanhado pelo diretor-geral paraguaio de Itaipu, Manuel María Cáceres, e equipes de técnicos e engenheiros dos dois países. Os caminhões fizeram a travessia da ponte em três velocidades diferentes (20km/h, 40km/h e 60km/h), com o movimento sendo monitorado por equipamentos e sensores de alta precisão.

Em material divulgado à imprensa, a diretoria paraguaia de Itaipu informou que “os medidores incluíram células de carga, instaladas no topo de cada um dos 116 cabos, a 180 metros de altura, com os quais é avaliada a força dos cabos de sustentação. Além disso, foram usados extensômetros, inclinômetros, acelerômetros e medidores de deslocamento”.

Fernando Barúa, gerente do Departamento de Obras e Manutenção da Superintendência de Obras e Desenvolvimento de Itaipu, margem paraguaia, explicou que a Ponte da Integração foi desenhada para suportar 500 quilos de força por metro quadrado (m²). No teste dessa terça, avaliado positivamente, foram usados até 670 quilos por m².

“Com esses procedimentos, poderemos garantir que a ponte cumpra com os padrões de qualidade e confiabilidade para os quais foi desenhada, verificando o desempenho da estrutura real”, afirmou Barúa, citado pela assessoria de Itaipu. O laudo final com os resultados do teste deve ser finalizado nos próximos dias.

Inauguração

Ao participar de um evento no último dia 18, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, disse que a Ponte da Integração será inaugurada no dia 12 de dezembro, com a presença dele e do colega brasileiro, Jair Bolsonaro. Tal informação ainda não foi confirmada pela diretoria brasileira de Itaipu ou pela Presidência da República.

Mesmo que seja entregue na data citada, a ponte ainda não poderá ser imediatamente usada pela população da fronteira. Em ambas as cabeceiras, estruturas fundamentais, como as vias de acesso e controle aduaneiro, ainda não foram concluídas. A Rodovia Perimetral Leste, do lado brasileiro, apresenta apenas 17,3% de construção.

A previsão é a de que o tráfego seja liberado de forma gradual ao longo de 2023 e 2024. No caso do transporte de cargas, por exemplo, o plano de órgãos como a Receita Federal do Brasil (RFB) é autorizar primeiro a circulação de caminhões em lastre (vazios), para depois permitir a passagem de caminhões com cargas que precisem de inspeção.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Anuncie conosco

Visitas: 468258
Usuários Online: 19
Copyright (c) 2023 - TVSUL - comercial@redetvsul.com