NO AR

REDE TVSUL

redetvsul.com

Guerra

Rússia lança maior ataque com drones contra a Ucrânia, diz Força Aérea ucraniana

Prefeito de Kiev disse que ao menos cinco pessoas ficaram feridas; destroços teriam causado incêndio em creche

Publicada em 25/11/23 às 07:19h - 86 visualizações

por TVSUL


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Rússia lançou seu maior ataque com drones contra a Ucrânia durante a noite, visando atingir principalmente Kiev, disse a Força Aérea da Ucrânia na manhã deste sábado (25). Ao menos cinco pessoas ficaram feridas.

A ofensiva começou a atingir diferentes distritos de Kiev nas primeiras horas de sábado, com mais ataques acontecendo à medida que o sol nascia. O alerta de ataque aéreo durou um total de seis horas.

O presidente Volodymyr Zelensky disse que mais de 70 drones kamikaze Shahed projetados pelo Irã foram lançados contra a Ucrânia e que a maioria, mas não todos, foram abatidos.

A Força Aérea ucraniana anunciou posteriormente que abateu 71 drones Shahed e um míssil.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, em nota no Telegram, afirmou uma das pessoas feridas é uma menina de 11 anos. Além disso, a ofensiva danificou edifícios em bairros por toda a cidade.

Fragmentos de um drone abatido provocaram um incêndio em uma creche, segundo o prefeito.

Zelensky destacou que o ataque ocorreu nas primeiras horas do dia em que os ucranianos relembram a sua pior tragédia nacional: a fome do Holodomor, de 1932-33, na qual milhões de pessoas morreram de fome.

“Terror intencional… a liderança russa orgulha-se do fato de poder matar”, escreveu ele no Telegram. A liderança ucraniana traçou paralelos entre o Holodomor e a atual invasão da Rússia anteriormente.

A Ucrânia e mais de 30 países reconhecem o Holodomor como um genocídio contra o povo ucraniano pela União Soviética, que governava o país à época e procurava “esmagar” o seu desejo de independência.

Moscou nega que as mortes tenham sido causadas por uma política genocida deliberada e afirma que os russos e outros grupos étnicos também sofreram por causa da fome.

O alvo do ataque deste sábado (25) não ficou imediatamente claro, mas a Ucrânia alertou nas últimas semanas que a Rússia irá mais uma vez travar uma campanha aérea para destruir seu sistema energético, como tentou fazer no inverno passado.

O Ministério da Energia da Ucrânia disse que quase 200 edifícios na capital, incluindo 77 residenciais, ficaram sem energia como resultado do ataque.

“Parece que esta noite ouvimos a abertura. O prelúdio para o inverno”, escreveu Serhiy Fursa, um proeminente economista ucraniano, no Facebook.

Max Hunder e Ron Popeski  da Reuters




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Anuncie conosco

Visitas: 850141
Usuários Online: 41
Copyright (c) 2025 - REDE TVSUL - Rua Pedro Álvares Cabral nº 160 Sl 401 Centro - São Lourenço do Oeste SC