A Secretaria de Agricultura de São Lourenço do Oeste terminou a instalação para captação e distribuição de água na linha São Miguel, interior do município, onde cerca de 20 famílias, além da comunidade, foram contempladas. No início deste ano, a comunidade perfurou um poço artesiano e a prefeitura então cedeu uma caixa de água de dez mil litros e fez toda a rede para captação da água do poço e a distribuição para as famílias.
O diretor de Estímulo a Atividade Rural, Lauri Ecker, explica que a prefeitura tem trabalhado de outras formas para levar água até as famílias do interior. Em comunidades como linha Taquari e os distritos de Frederico Wastner e São Roque, por exemplo, a Secretaria de Agricultura faz a proteção de fontes de água. As comunidades de Sant’Ana da Bela Vista e Santa Inês serão as próximas.
Conforme Ecker, a instalação de um modelo de proteção das nascentes de água visa garantir que estes locais não sejam contaminados por agentes externos, como entrada de pequenos animais, folhas e outros, e aumenta o reservatório de água e a capacidade da vertente. A prefeitura também realiza a doação de mudas nativas para fazer a preservação nestes locais.