NO AR

REDE TVSUL

redetvsul.com

Mundo

Rússia destruiu 30% das usinas de energia da Ucrânia, diz Zelensky

Publicada em 18/10/22 às 10:39h - 106 visualizações

por TVSUL/REUTERS


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Alexander Ermochenko/Reuters)

Russos intensificaram ataques em diversas cidades ucranianas, inclusive na capital Kiev, nesta terça-feira (18)

Desde 10 de outubro, 30% das usinas de energia da Ucrânia foram destruídas, de acordo com o presidente do país, Volodymyr Zelensky.

“Outro tipo de ataque terrorista russo: visando energia e infraestrutura crítica. Desde 10 de outubro, 30% das usinas de energia da Ucrânia foram destruídas, causando apagões maciços em todo o país. Não há espaço para negociações com o regime de Putin”, disse Zelensky em publicação no Twitter nesta terça-feira (18).

O anúncio de Zelensky ocorre na sequência dos recentes ataques da Rússia à infraestrutura energética crítica na Ucrânia.

Áreas em pelo menos três cidades ucranianas foram atingidas por quedas de energia após os ataques da Rússia a infraestruturas importantes na terça-feira, segundo autoridades locais.

Kiev

A capital ucraniana voltou a ser atacada por mísseis russos na manhã desta terça-feira (18).

Explosões foram ouvidas na região norte da cidade. Segundo o assessor presidencial ucraniano, três mísseis atingiram a infraestrutura de energia em Kiev, causando várias explosões e enviando fumaça sobre a cidade.

A cidade de Zhytomyr, perto da capital, ficou sem água e eletricidade após ataques aéreos russos.

“Atualmente não há luz ou água na cidade. Os hospitais estão em reserva (energia)”, escreveu o prefeito Serhiy Sukhomlyn no Facebook. Zhytomyr tinha uma população de 260 mil antes da invasão russa a em 24 de fevereiro.

Mykolaiv

Um míssil russo atingiu um prédio residencial na cidade portuária de Mykolaiv, no Sul da Ucrânia, em uma das três explosões ouvidas no local nas primeiras horas desta terça, disse uma testemunha da Reuters.

O míssil, identificado como um S300 por um funcionário municipal, destruiu completamente uma ala do prédio no centro da cidade, deixando uma enorme cratera e pelo menos uma pessoa morta.

Os moradores do prédio estavam abrigados no porão quando o míssil atingiu. Um morador disse que o homem morto estava no porão da ala que desabou após ser atingida pelo míssil.

Kharkiv

Kharkiv, no Nordeste da Ucrânia, está em chamas, disse o prefeito da cidade em um post do Telegram, relatando uma “série de explosões”.

“Kharkiv está sob fogo cruzado. Em cinco minutos, houve duas séries de explosões na cidade. Segundo informações preliminares, o distrito de uma das empresas industriais da cidade está sob ataque”, disse o prefeito Ihor Terekhov.

Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia antes do início da guerra, está entre os territórios recuperados pelas forças ucranianas durante sua recente contraofensiva.

Dnipro

Uma instalação de energia na cidade de Dnipro, no centro do país, foi severamente danificada por dois ataques nesta terça-feira, disse uma autoridade ucraniana de alto escalão.

“Dois ataques atingiram uma instalação de infraestrutura de energia, causando danos graves. O Serviço de Emergência do Estado está no local”, disse Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete do presidente ucraniano, em um comunicado no Telegram.

“Devido ao bombardeio da cidade, algumas áreas podem sofrer perda de eletricidade e abastecimento de água. As equipes de resposta já estão trabalhando na restauração dos serviços”, acrescentou ele.

Os relatos de ataques acontecem horas depois que os Estados Unidos alertaram que responsabilizariam a Rússia por crimes de guerra.

Na segunda-feira, os ataques russos foram na capital Kiev e outras cidades em que pelo menos quatro pessoas foram mortas. É segunda onda de ataques aéreos em uma semana.

*Com informações da Reuters




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Anuncie conosco

Visitas: 667824
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - REDE TVSUL - tvsulled@gmail.com