(49)999267591

NO AR

REDE TVSUL

redetvsul.com

Mundo

Roger Waters, ex-Pink Floyd, é investigado pela polícia alemã após usar uniforme nazista

Roger Waters é um critico de Israel e costuma comparar as atitudes do país com o período do nazismo na Alemanha

Publicada em 27/05/23 às 15:20h - 58 visualizações

por R7


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: YouTube/Reprodução/ND)

Roger Waters, fundador e ex-membro do Pink Floyd, está sendo investigado pela polícia de Berlim, na Alemanha, por incitação ao ódio após ser visto subindo ao palco com um uniforme semelhante á uma farda nazista.

“Estamos investigando uma suspeita de incitação ao ódio público porque as roupas usadas no palco podem ser utilizadas para glorificar ou justificar o regime nazista, perturbando a ordem pública”, disse à AFP o porta-voz da polícia de Berlim, Martin Halweg.

“As roupas lembram o uniforme de um oficial da SS”, acrescentou Halweg. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram Waters vestido com longo casaco preto com braçadeiras vermelhas, durante um show em 17 de maio na Mercedes-Benz Arena.

O uniforme usado por Waters no palco, e que lembra uma vestimenta do exército nazista, é uma alusão ao personagem vivido por Bob Geldof no filme The Wall, lançado em 1982.

O roteiro mostra Pink, uma estrela do rock que vai, aos poucos, enlouquecendo com delírios paranoicos, que incluem guerra e o totalitarismo. O longa é inspirado no disco de mesmo nome da banda inglesa e é uma crítica aos políticos e governos da época.

A imprensa da Alemanha e de Israel também informou que, durante o show, Waters exibiu em um telão os nomes de várias pessoas falecidas, incluindo os de Anne Frank, a adolescente judia que morreu em um campo de concentração nazista, e de Shireen Abu Akleh, a jornalista com cidadania palestina e americana do canal Al Jazeera que faleceu em uma operação israelense em maio de 2022.

“Estamos investigando e, após a conclusão do procedimento, transmitiremos as informações ao Ministério Público para uma última avaliação jurídica”, acrescentou o porta-voz da polícia.

O MP decidirá se o cantor britânico, 79 anos, será processado ou não. O show de Waters em Berlim recebeu muitas críticas em Israel.

O ministério israelense das Relações Exteriores afirmou que Waters “profanou a memória de Anne Frank e de seis milhões de judeus assassinados no Holocausto”.

“Waters quer comparar Israel com os nazistas. Ele é um dos maiores críticos dos judeus de nossa época”, escreveu no Twitter o embaixador de Israel na ONU, Danny Danon.

Roger Waters sempre criticou Israel

Waters é um conhecido ativista pró-Palestina que já foi acusado de ter posições antijudaicas. Em seus shows, ele utiliza um porco inflável com a estrela de David. Também defende ações de boicote a produtos israelenses.

As autoridades da cidade alemã de Frankfurt cancelaram um show do músico programado para 28 de maio, mas a decisão foi anulada por um tribunal administrativo em nome da liberdade de expressão.

 Foto: YouTube/Reprodução/ND

R7, SÃO PAULO 27/05/2023 ÀS 13H15




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Anuncie conosco

49-99836-9013

Visitas: 655985
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - REDE TVSUL - tvsulled@gmail.com