NO AR

REDE TVSUL

redetvsul.com

Policiais

Operação mira grupo que rouba dados e extorque brasileiros na internet

Ação com polícias Civil do DF, de SP e da Bahia cumpre dez mandados; suspeitos tinham acesso ao sistema da PCDF

Publicada em 28/12/23 às 08:44h - 36 visualizações

por TVSUL


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Ministério da Justiça realiza operação em conjunto com polícias de SP, DF e Bahia Cedidas)

Uma operação entre o Ministério da Justiça e a Polícia Civil do Distrito Federal foi deflagrada na madrugada desta quinta-feira (28) para prender integrantes de um grupo por extorsão na internet.

São cumpridos cinco mandados de prisão e outros cinco de busca e apreensão na Bahia e em São Paulo.

A investigação do Laboratório de Operações Cibernéticas do MJ com a Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da PCDF identificou uma organização criminosa que atuava extorquindo pessoas por meio de acesso a dados vazados na internet.

Segundo a apuração, os indivíduos tinham acesso ao sistema da Polícia Civil do DF e se utilizavam disso para ameaçar as vítimas, além de seus familiares. No curso das conversas, os criminosos exigiam sucessivas transferências viz PIX em troca de deixar a situação de lado.

A CNN apurou que autoridades foram vítimas de ameaças, mas os nomes estão sob sigilo durante a investigação.

Durante as investigações, foi constatado que os indivíduos atuavam dos municípios de Feira de Santana (BA), Salvador (BA), Pirituba (SP) e São Paulo (SP) e possuem relação com facções criminosas nesses estados.

O grupo é investigado por organização criminosa, extorsão com aumento de pena em decorrência da participação de duas ou mais pessoas e invasão de dispositivo informático com aumento de pena em decorrência de obtenção de informações sigilosas.

O nome da operação é Cyber Shield e faz alusão à segurança cibernética. A expressão sugere a ideia de uma “barreira” ou “escudo” no mundo virtual, indicando um esforço para proteger sistemas, redes e dados contra ameaças cibernéticas.

Elijonas Maia da CNN

Brasília




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Anuncie conosco

Visitas: 693070
Usuários Online: 19
Copyright (c) 2024 - REDE TVSUL - tvsulled@gmail.com