

O governo de Santa Catarina investiu recentemente R$ 2,5 milhões para aquisição de seis novos equipamentos de raios-x digitais portáteis de última geração, com tecnologia a bateria para a rede pública hospitalar. Com a tecnologia, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) busca ampliar a qualidade e a agilidade no atendimento aos pacientes em todas as regiões do estado.
Os novos equipamentos oferecem visualização quase instantânea das imagens, otimizando o fluxo de trabalho em situações de emergência. Além da agilidade, a tecnologia permite a realização de exames diretamente nos leitos, nas UTIs e nos centros cirúrgicos, evitando o transporte desnecessário de pacientes, especialmente aqueles com mobilidade reduzida ou em estado grave.
Até o momento, conforme a SES, o Hospital Nereu Ramos (HNR), em Florianópolis, e o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), em Joinville, já receberam os novos equipamentos.
Em Joinville, a tecnologia realizará uma média de 1,6 mil exames mensais. “Recebemos dois novos raios-x digitais que permitem a visualização das imagens em tempo real no próprio aparelho, além de possibilitar a transferência rápida, em apenas três minutos, o que contribui significativamente para a agilidade no atendimento aos pacientes internados e de emergência. O equipamento já está em funcionamento no hospital”, destaca a diretora-geral da unidade, Aldilete Cardoso Alves Fantuci.
As demais unidades contempladas são a Maternidade Darcy Vargas (Joinville), Maternidade Carmela Dutra (Florianópolis) e Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos (Lages). As intuições aguardam a entrega dos equipamentos, que está prevista para as próximas semanas.